quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Paridade internacional pode baixar preço da gasolina no país, diz Parente



Presidente da Petrobras se reuniu com Temer nesta terça (27), em Brasília.
Empresa pode anunciar corte no preço do combustível ainda em 2016.


O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou nesta terça-feira (27), após se reunir com o presidente da República, Michel Temer, no Palácio do Planalto, que a estatal adotará a política de paridade internacional para definir o preço da gasolina, o que "pode" resultar na queda do preço do combustível no Brasil.
A companhia deve anunciar até o fim do ano uma redução no preço da gasolina. A intenção, informou o editor de Economia da GloboNews, João Borges, é anunciar a medida junto com uma nova política de preços para os combustíveis, cujo critério será o alinhamento do preço praticado no Brasil com os do mercado internacional.
"Essa política de preços de combustíveis, como já informei, é um tema empresarial da Petrobras e estamos discutindo internamente uma política. Essa política terá como referência a paridade internacional e, tão logo a discussão esteja concluída, informaremos a vocês", disse.
Questionado, então, se o preço da gasolina vai cair, Parente acrescentou: "O que é importante ressaltar é que, sendo uma política que tem como referência a paridade internacional, a mudança de preços não é só para subir, pode ser para descer também. Mas não há uma decisão nesse sentido. Assim que tivemos a política definida, a gente volta a falar com vocês."
Levantamento do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) apontou que o preço da gasolina no Brasil está há 12 meses mais cara do que no mercado internacional. Essa difereça, que em fevereiro chegou a 49%, baixou para 10,6% em junho mas voltou a subir e está, em setembro, em 30%.
Reunião com Temer
Segundo Pedro Parente, a reunião com Temer serviu para que a Petrobras pudesse apresentar seu plano de investimentos para o período 2017-2021. Divulgado na semana passada, ele prevê cerca de US$ 74,1 bilhões em investimentos nos próximos anos. O valor é 25% menor que os US$ 98,4 bilhões previstos para o plano do período anterior, anunciado em janeiro deste ano.
A jornalistas, Parente disse que a conversa foi "técnica" e apontou que é "importante" o presidente da República ter conhecimento do que a Petrobras pretende investir nos próximos anos. O governo federal é o principal acionista e controlador da estatal.
Sobre as reações de Temer, o presidente da estatal disse que ele fez anotações, "acompanhou tudo com muita atenção" e entendeu que o objetivo da petroleira é "fazer com que haja uma redução mais rápida da dívida e a partir de três anos a gente volte a crescer".
"Apresentamos ao presidente as questões que são relevantes para o desenvolvimento deste setor [petróleo] no país, não só a Petrobras. É um setor que pode dar uma resposta rápida em termos de investimentos, e o presidente ficou interessado em relação ao tema", declarou Pedro Parente.
Exploração do pré-sal
Pedro Parente também aproveitou a entrevista desta terça no Palácio do Planalto para defender o projeto em tramitação no Congresso Nacional que desobriga a participação da Petrobras em todos os consórcios de exploração dos campos do pré-sal.
Na avaliação do presidente da Petrobras, a companhia "tem a ganhar" caso o projeto, já aprovado no Senado e em avaliação na Câmara, vire lei. "Em vez de ter a obrigação [de exploração], vamos ter a opção de fazer. Só esta já é uma razão, um benefício grande para a empresa e defendemos isso [o projeto], sim", observou.
Parente concluiu ao dizer que considera "importante" para o país ter outras empresas interessadas em fazer investimentos na área do pré-sal.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Seguidores

Tecnologia do Blogger.

Postagens populares

Fazer Busca...