DOZE CARROS ATUAIS COM CARACTERÍSTICAS BEM ANTIGAS
Nem sempre carros com projetos modernos abandonam tecnologias que já foram aposentadas pela concorrência
Se você reparar, no início deste século não se imaginava - pelo menos no Brasil - ver carros de entrada sendo vendidos com direção assistida e ar-condicionado de série, tampouco com airbags e freios ABS.
As exigências mudaram e de certa forma se padronizaram. Alguns modelos inclusive apostam no design retrô como diferencial. Outros preferem lembrar do passado mantendo equipamentos ou tecnologias que já tiveram seu tempo.
Kicks com freio a tambor
Freio a tambor não é ruim para um carro de atléticos 1.142 kg, mas é pouco para um modelo com preço tabelado em R$ 89.990. No Honda Fit, houve uma involução: ele perdeu os freios a disco na traseira na geração atual - mas também é leve: tem 1.060 kg.
Embora seja mais barato (de ter e manter) e exija menos manutenção, o sistema de freio a tambor não passa tanta precisão de frenagem ao motorista, e tem dissipação de calor menos eficiente do que um sistema a disco.
A consequência disso é o fading, perda de desempenho em situações como a descida de uma serra - principalmente em automáticos que não contam com freo motor tão eficiente quanto um manual com marcha baixa engatada.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br/materia/quando-carros-novos-mantem-caracteristicas-de-carros-antigos
0 comentários:
Postar um comentário